Partido Ecologista «Os Verdes»

Partido Ecologista «Os Verdes»

2011-09-12

Encerramento de Posto da GNR em Venda Nova – Montalegre

O posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Venda Nova, concelho de Montalegre, foi encerrado no dia 31 de Agosto deste ano.

Este encerramento foi motivado por falta de condições físicas do edifício e o comandante distrital da GNR de Vila Real afirmou que «esta força policial não tem capacidade para o reparar».
O posto, funcionava há 130 anos, servia oito freguesias e cerca de oito mil pessoas.
As populações estão preocupadas, indignadas e muito receosas relativamente à sua segurança. 
Os militares que prestavam serviço neste posto foram deslocados para Montalegre e Boticas.

Segundo informações recolhidas é o posto de Montalegre que tem, agora, a responsabilidade de patrulhamento da área do posto da Venda Nova, que dista a cerca de 40 quilómetros e em caso de ocorrência as populações afirmam que os militares levam cerca de 30 minutos ou mais a chegar ao local, o que aumenta o sentimento de insegurança nos cidadãos.

Esta realidade obriga a um maior gasto de combustíveis, desgaste de viaturas desgaste nos recursos humanos e impossibilita um policiamento de proximidade, num quadro de grandes dificuldades orçamentais na GNR.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S.Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Administração Interna possa prestar os seguintes esclarecimentos:

imagem retirada de TV Barroso

1– Qual o calendário previsto para a reabertura do posto da GNR da Venda Nova?

2– Estão previstos mais encerramentos no distrito de Vila Real tais como os postos de Pinhão, Vidago, Pedras Salgadas ou Lebução?

Pergunta colocada pelos deputados do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, na Assembleia da República, em que questiona o Governo, através do Ministério da Administração Interna.

Sem comentários:

Enviar um comentário