Partido Ecologista «Os Verdes»

Partido Ecologista «Os Verdes»

2011-10-04

Abate de Árvores na Maternidade Júlio Dinis


O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar «Os Verdes», entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o abate de dezenas de árvores junto à Maternidade Júlio Dinis, no Porto.

PERGUNTA:
Vista Geral da Maternidade Júlio Dinis
No dia 29 de Setembro, uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» deslocou-se à Maternidade Júlio Dinis, na cidade do Porto, para constatar in loco o abate de algumas dezenas de árvores na zona verde envolvente ao edifício.

Apesar do futuro Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) estar a ser construído a alguns metros de distância, aparentemente as árvores estavam a ser abatidas sem qualquer outro critério, senão o de limpar a zona de qualquer arvoredo.

Alguns cidadãos que se encontravam a presenciar este abate indiscriminado manifestaram a sua indignação referindo que as árvores podiam ser compatibilizadas com as obras a decorrer para a construção do CMIN, favorecendo inclusive a arquitectura paisagística do local.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:

Parte das árvores abatidas
1. Tem este ministério conhecimento do facto acima descrito?

2. O que motivou o abate das árvores? Esta situação estava prevista em algum projecto?

3. Está prevista a plantação de novas árvores na envolvente da maternidade?

Sem comentários:

Enviar um comentário