Partido Ecologista «Os Verdes»

Partido Ecologista «Os Verdes»

2011-10-30

Barragem de Foz Tua

PEV exige que Ministra do Ambiente tire consequências das suas afirmações em relação à Barragem de Foz Tua

«Os Verdes» vão exigir na Assembleia da República, à Ministra do Ambiente, Assunção Cristas, que tire as devidas consequências das declarações que proferiu no dia 28 de Outubro numa entrevista ao Correio da Manhã, onde assume que deu uma resposta errada no Parlamento, por ter sido mal informada sobre a Barragem de Foz Tua. Em causa está a resposta dada pela Ministra à Deputada Heloísa Apolónia, no dia 27 de Setembro, na Comissão Parlamentar de Ambiente, quando confrontada por esta com a possibilidade de parar a construção da Barragem de Foz Tua, tendo a Ministra, na altura, respondido que o assunto estava encerrado porque o paredão já estava construído. Posição que manteve mesmo depois de ter sido alertada pela Deputada Heloísa Apolónia para o facto contrário.

Se, para a Ministra, na altura, o caso da Barragem de Foz Tua estava encerrado devido ao estado avançado das obras, agora, reconhecendo que não é essa a realidade, deverá retirar as devidas ilações e assumir uma posição clara em relação à possível paragem das obras, tanto mais que é o seu Ministério que tutela o INAG, entidade responsável pelo contrato da Barragem com a EDP, e não o Ministério da Energia, para o qual Assunção Cristas, na entrevista acima referida, tenta sacudir o capote. Acresce ainda que a Ministra não pode, depois de reconhecer publicamente todos os impactos para a área classificada do Alto Douro Vinhateiro decorrentes da Barragem, ficar de braços cruzados, quando o seu Ministério tem também um papel importante na salvaguarda desta classificação.

«Os Verdes» vão ainda exigir que o Secretário de Estado do Ambiente esclareça as razões que, segundo a Ministra, o levaram a dar-lhe uma informação errada e vão exigir de Assunção Crista que esclareça muito bem a Assembleia da República sobre o possível conflito de interesses subjacente ao facto de ter desempenhado funções no gabinete de advogados que trabalha para concessionária da Barragem, a EDP.

Clique AQUI para visualizar o post:

Clique AQUI para visualizar o vídeo da entrevista:

Sem comentários:

Enviar um comentário