Partido Ecologista «Os Verdes»

Partido Ecologista «Os Verdes»

2011-10-21

Assembleia Municipal de Guimarães




Excerto da intervenção na Assembleia Municipal de Guimarães da deputada ecologista Mariana Silva, sobre a Declaração de Interesse Público Municipal para a Instalação da Empresa Rodrigues & Camacho em terreno situado na Vila de Brito. 



(...)
A valorização da terra conhece hoje mais do que num passado próximo um novo fulgor. Cada vez mais pessoas voltam à terra, para fazer frente a uma crise anunciada e sentida ou por valorizarem a produção própria, mais saudável ou até para se abstraírem da velocidade que os tempos modernos transportam consigo. 

Defendemos a produção nacional como forma de nos desenvolvermos economicamente e de alguma forma, diminuirmos a nossa dependência externa, contudo é importante pensarmos que também estamos a valorizar os nossos produtos, ou seja, os mais variados produtos que a nossa terra é capaz de oferecer. 

Para isso existem espaços que são considerados de grande qualidade para a prática da agricultura ou de protecção ambiental. O homem precisa da terra e de a proteger para não se deixar levar pela ilusão do grande desenvolvimento e esquecer o que existe naturalmente e que é tão essencial para a sua sobrevivência. 

Neste ponto a CDU pretende saber se o interesse privado se pode sobrepor ao interesse público? De que forma é que a instalação da Empresa Rodrigues & Camacho em terrenos agrícolas pode ser vista como tendo interesse público? E se porventura se abrir este precedente podemos depois fechá-lo a diferentes interesses que não aqueles para os quais os terrenos possam estar preparados? 

A CDU não está contra o desenvolvimento das empresas privadas da cidade, todavia temos que proteger a natureza e as terras que serão cada vez mais necessárias para quem as pretende cultivar e delas viver ou tentar sobreviver.

1 comentário:

  1. Todo o concelho deveria ter uma zona industrial definida para fins bem específicos: instalar aí indústria.
    E todo o concelho deveria ter uma zona ambiental protegida para fins bem específicos: não instalar aí equipamentos, a não ser os de apoio à agricultura / protecção do ambiente.

    ResponderEliminar